Como ter uma memória fotográfica
30/10/2016 em


1) Minimize as distrações.
Para muitas pessoas, o esquecimento não é um problema de memória, mas um resultado de estar destraído demais para aprender de forma eficaz a informação em primeiro lugar. Quando possível, tente não fazer diversas tarefas e ao invés disso, concentre toda sua atenção em completar uma atividade por vez. Embora seja tentador tomar conta de diversas coisas de uma vez para poupar tempo, você tem maior probabilidade de reter a informação se você fizer cada coisa individualmente, poupando tempo a longo prazo.

2) Faça associações com imagens. Uma maneira de ajudar você a lembrar de algo, quer seja o título de um livro ou onde você deixou as chaves, é tirar um tempo para visualizar o item em mãos. Por exemplo, se o objeto é um livro chamado "Mil sóis esplêndidos", tire um tempo para imaginar como mil sóis esplêndidos pareceriam. Ter a imagem impressa em sua mente pode ajudar você a relembrar o título do livro depois.
• De forma similar, se você deixou suas chaves do carro no balcão da cozinha, tente imaginar as suas chaves fazendo algo bobo na cozinha como cozinhando ou comendo uma fruta da tigela de frutas. Quando for a hora de procurar suas chaves depois, vai ser muito menos provável que você esqueça essa imagem boba que você criou em sua cabeça.


3) Repita nomes. Muitas pessoas lutam para lembrar os nomes das pessoas que elas acabaram de conhecer, mesmo depois de apenas 30 segundos. Isso acontece provavelmente porque nós nos concentramos tanto em nós mesmos (como estamos, se estamos sendo educados, etc) que negligenciamos ouvir o nome da outra pessoa. Isso pode ser especialmente difícil se você está sendo apresentado a diversas pessoas de uma vez.
• Uma maneira de combater isso é repetir o nome da pessoa logo após conhecê-la: "É um prazer em conhecer você, fulano de tal". Se você não ouviu o nome direitou o não sabe como pronunciá-lo, certifique-se de esclarecer isso de imediato para evitar ter que perguntar de novo depois.
• Outra maneira de lembrar nomes é associar o novo nome com alguém que você já conheça e que tenha o mesmo nome. Se você não conhece alguém com esse nome, então tente pensar em um personagem de um livro ou filme com esse nome. Fazer esse tipo de associação pode ajudar você a lembrar-se do nome depois.

4) Faça o "agrupamento". O agrupamento é um termo psicológico para uma técnica de retenção de memória que envolve agrupar números, palavras ou itens em uma lista para ajudar você a lembrar-se deles.
• Se você estiver tentando lembrar de itens de uma lista de compras, tente agrupá-los em categorias diferentes, como frutas, vegetais, congelados, condimentos, carnes, etc. Como alternativa, divida as listas de compras em potenciais refeições; por exemplo, você pode agrupar alface, tomate, pepino, queijo de cabra e vinagre em um único "grupo" chamado "itens de salada".
• O mesmo pode ser feito dividindo conjuntos de números em seções menores; isso será útil quando você estiver tentando lembrar do número do seu cartão de crédito, número de cpf ou de telefone. Por exemplo, ao invés de tentar lembrar-se da sequência de números: 77896526, você poderia dividí-la em 77-896-526. Repetir o número para você mesmo será muito mais fácil se você fizer isso em pequenas partes.

fonte: http://pt.wikihow.com/Ter-uma-Mem%C3%B3ria-Fotogr%C3%A1fica  acesso em: 30/11/2016

Comente pelo Facebook
 
 
Cadastre-se em nossa Newsletter.
    
Todos os textos do blog são de autoria da Gene Vestibulares a menos que estejam creditados. Muitas das imagens vem de fontes diversas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção, favor enviar um email para blog@genevestibulares.com.br que prontamente a retiraremos do ar.